Os planos de negócios são equivalentes a mapas: é possível você viajar sem um, mas a chance de se perder é muito grande. Grandes empresas que utilizam um bom plano de negócios tendem a ganhar tempo e destaque, quando comparado a outras que não fizeram. Veja agora o que é um plano de negócios:
O que é um plano de negócios?
A junção de estratégias e planejamentos sobre determinado produto ou serviço. Podem ser objetivos que irão levar a sua empresa ao sucesso. É de fato, um planejamento total de ações e passos.
Com essas ações protocoladas, fica mais fácil pensar antes de agir e de colocar em prática todas as estratégias negociadas com a equipe, minimizando chances de erro.
Além da organização interna, o plano de negócios também pode contribuir para quem está buscando investidores e patrocinadores, pois todo esse planejamento deverá ser mostrado para essas pessoas — uma empresa sem plano de negócios não ganharia destaque.
Quais informações compõem o plano de negócios?
Quanto mais detalhes em um plano de negócios, melhor serão as chances de sucesso.
Análise de marketing: Informações sobre o mercado atual e outros fatores que podem afetar o seu negócio
Análise competitiva: Além do benchmarking, colocar quais são os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes trazem boas reflexões
Segmentação de personas: Dividir seus clientes e futuras personas em grupos, baseado em características específicas, para melhorar estratégias de marketing.
Logística: Planejamento e execução de processos internos.
Financeiro: Ter uma boa contabilidade para saber seus gastos; entrada e saída de dinheiro. A MBO está pronta para esta função.
Perspectiva: Um giro geral sobre crescimento (métricas e metas futuras)
Por que preciso ter um plano de negócios?
Começamos com uma pergunta e continuamos com outra: como você realiza suas estratégias de negócios? É bem provável que você responda:
Com minha experiência e tentativa.
São bons fatores, mas não o bastante para levarem o seu negócio a outro patamar. A experiência deve ser colocada dentro do plano de negócios e com isso, gerar ideias e estratégias sobre, para logo realizar as ‘’tentativas’’ mas, que sejam potencialmente seguras e certas para o sucesso. Colocar todas as ideias no papel geram novas reflexões e articulam melhor as estratégias. Isso evita também que essas mesmas estratégias sejam executadas antes de verificarem se há brechas, diminuindo as chances de cometer erros (pequenos ou grandes).
Evitando grandes erros
Muitas razões pela qual pequenos negócios vão à falência, são explicados pela falta de planejamento, antes de comercializarem seus serviços/produtos. Será que as pessoas estão interessadas neste serviço ou produto? É preciso questionar e refletir sobre previamente. Veja alguns exemplos mais comuns:
Serviços que não vendem: Lançamento de produtos ou serviços que não estão sendo procurados no mercado.
Pouco capital: Começar um negócio sem uma segurança financeira, correndo o risco de ‘’acabar’’ o dinheiro.
Time despreparado: Um time despreparado não se qualifica no mercado e pode acabar depreciando seu produto ou serviço.
Contabilidade: Uma empresa sem um serviço profissional de contabilidade, pode acabar tendo problemas.
Concorrência: Não conseguir criar uma estratégia de destaque dentro de mercado extremamente competitivo.
Exemplo de plano de negócios
Agora que você já sabe o que é um plano de negócios e riscos, vamos a um exemplo criativo:
Para você criar o seu plano de negócios, procure inserir os seguintes termos, com muitas descrições e informações. Se você já tem um time, recomendamos que pense em estratégia com eles. Veja as características:
Sumário executivo
Descrição corporativa
Análise de mercado
Organização e gerenciamento
Serviço ou linha de produtos
Marketing
Financiamento (caso haja algum programa de investidores/patrocínio)
Projeto financeiro
Plano futuro dos negócios
Apêndice.
Aspectos finais:
Depois de ler este conteúdo, tenho certeza que suas ideias clarearam e compreenderam como é importante ter um bom plano de negócios. Através de um bom planejamento, é possível ir muito além.
Além do plano de negócios, o financeiro da empresa precisa estar muito bem estruturado, contando com um bom time de contabilidade. Nós da MBO estamos prontos para alavancar seus processos contábeis desde o começo!
Comments